PROGRAMA 

Vivência Intensiva
 
 

25/04 a 29/07

SEGUNDAS, QUARTAS E SEXTAS

14:00 às 15:30

 

 

 

 

PROPOSTA

 

:: 46 aulas, 3 x por semana

( sendo 1 semana intensiva)

 Total de 68 horas de curso 

 

 

:: Propomos uma vivência Intensiva de Preparação para a Dança aplicando os princípios da Periodização   – assim, programamos um trabalho especifico para atender às necessidades do artista performático          professional, amador ou em formação.  

 

 

:: Nosso trabalho se fundamenta na Ciência da Dança, recente campo de conhecimento sobre a dança, o dançar e o bailarino. Além da experiência prática, o curso conta com aulas para discussão dentro da temática da Ciência da Dança contextualizadas para a vivência de preparação. Disponibilizaremos para você materiais e recursos online para complementar o seu aprendizado prático.

 

 

:: O Curso tem como foco o desenvolvimento das aptidões físicas que um corpo precisa para as demandas inerentes à prática da Dança. Porém, ao final do curso vamos oferecer a você uma experiência de Laboratório de Dança – o objetivo é possibilitar a experimentação em cenários reais da aplicabilidade do trabalho desenvolvido ao longo dos 3 meses antecedentes.

 

 

 

 

OBJETIVOS DO CURSO

 

Ao longo do processo de 3 meses de curso, vamos proporcionar a você:

 

:: Análise de aptidões físicas individual ao início e novamente ao final do curso


:: Participação em um treinamento orientado de preparação para a dança

 

:: Conhecimento básico sobre as demandas da dança e a necessidade do trabalho de preparação para dança

 

:: Desenvolvimento de um olhar crítico sobre a formação e a rotina profissional do artista performático

 

 

 

 

:: SEMANA 1

(de 25 a 29 de abril)

Aula Inaugural

Apresentação do Curso e do campo da Ciência da Dança

Análise das aptidões físicas de cada participante

 

 

:: SEMANAS 2, 3, 4, 5 & 6 – Preparação de Base

(2 de maio à 3 de junho)

Trabalho de Coordenação Motora

Trabalho de Repadronização Neuromotora

Exercícios Coordenativos com Resistência

Trabalho de Resistência Muscular

 

 

:: SEMANAS 7,8 & 9 – Preparação Geral

(6 de junho à 24 de junho)

Trabalho de Resistência Muscular

Trabalho de Força  

Trabalho de Resistência Aeróbia

Introdução à Pliometria

 

 

:: SEMANAS 10, 11 & 12 - Preparação Específica

(27 de junho à 15 de julho)

Trabalho de Resistência Muscular

Trabalho de Força  

Trabalho de Resistência Aeróbia

Trabalho à Pliometria

 

 

:: SEMANA 13

(18 de julho à 22 de julho)

Experiência de Preparação Pré-performance

 

:: SEMANA 14

(25 de julho à 29 de julho)

Laboratório Intensivo de Dança

Repetição Pós-curso da Análise de aptidões físicas

Aula de Encerramento do Curso e Confraternização Social

 

 

 

 

 

DESCRIÇÃO DETALHADA 

 

:: Independente de onde você estiver na dança nesse momento, esse curso vai te proporcionar fundamentos e ferramentas para guiar o seu processo. O trabalho se desenvolve ao longo de 3 meses de aulas práticas, portanto haverá tempo para adaptação fisiológica do corpo - seja você um bailarino com atuação profissional, um artista performático visando ampliar habilidades ou um estudante iniciando a formação em dança.

 

:: Você passará processo de análise das aptidões físicas no início do curso, que será repetida ao final.  Nesse processo serão medidas força de membros, potência de salto, condicionamento aeróbio e flexibilidade, além de uma triagem de movimento. O objetivo é oferecer um entendimento mais completo de cada um de vocês e identificar o progresso ao longo do curso.

 

:: As primeiras semanas do curso são focadas na Preparação de Base: é a fase de adaptação morfológica do trabalho e fundamentação para as etapas seguintes. Nesse módulo inicial vamos trabalhar a coordenação motora junto ao trabalho de reeducação do movimento e de resistência muscular.

 

:: O programa foi montando dentro dos principios da Periodização, visando o melhor aproveitamento do processo. Assim, no segundo momento do curso entramos na fase de Preparação Geral, onde se iniciam os trabalhos para as valências de força, potência e resistência aeróbia, sempre escolhendo as melhores estratégias para o corpo do bailarino ao trabalhar essas aptidões essenciais para dança. No terceiro momento do curso nos aprofundamos na prática de condicionamento dessas mesmas valências durante a etapa de Preparação Específca, trazendo mais complexidade e especificidade ao trabalho.

 

:: Ao final teremos uma semana de experiência de um trabalho de Prepraração Pré-Perfomance: será uma oportunidade para vocês vivenciarem uma simulação do trabalho que se realizaria no período que antecede uma apresentação ou temporada de Dança.

 

:: Na semana final teremos um Laboratório de Dança. O objetivo não é ensinar técnica de dança pois não cabe ao escopo do nosso curso. Mais que isso, essa é uma oportunidade para experimentar o uso do que aprendemos e trabalhamos no corpo simulando cenários reais da rotina aulas e ensaios.

 

© 2015. Clara Fischer Gam

clara.figa@gmail.com